top of page

Impressões do Mundo
2ª Temporada

Seriado em estágio de produção

A segunda temporada da série de TV “Impressões do Mundo”, com 13 episódios de 25 minutos cada, abrange escritores e escritoras ibero-americanos e africanos de Língua Portuguesa. A série contemplará gêneros literários variados, como romance, poesia, conto e crônica, com  um autor por episódio, proporcionando ao telespectador um panorama da produção literária de Portugal, Espanha, das três Américas e da África Portuguesa. A primeira temporada da série “Impressões do Mundo” foi realizada com o Canal Curta! com financiamento do FSA - Fundo Setorial do Audiovisual. Com 26 episódios de 25 minutos cada, a série abordou escritores e escritoras de todos os continentes, tendo tido três licenciamentos e estando até o momento na grade de programação do Canal Curta! e também disponibilizada em VOD pela plataforma Tamanduá. 

Na primeira edição foram temas dos episódios os seguintes escritores: Alice Walker, Senel Paz, Antonio Skármeta, James Holston, Miguel Sousa Tavares, Leonardo Padura, Mempo Giardinelli, Mia Couto, Tariq Ali, Samanta Schweblin, Vandana Shiva, Eduardo Sacheri, Jean Claude Carrière, Valter Hugo Mãe, Mario Bellatin, Alan Riding, Richard Bourne, John Dramani, Wole Soyinka, Kangni Alem, Naomi Wolf, Murong Xuecun, Pierre Lévy, Rodrigo Hasbún, Laura Albert e Boaventura de Souza Santos.

A série “Impressões do Mundo” busca dialogar com todos os públicos, indo além daquele espectador que já se interessa por literatura. Diferente de outras criações artísticas, a literatura quase sempre mantém seu autor atrás das páginas, escondido, como uma figura invisível e distante do leitor. Cada episódio leva o espectador a um contato vivo e próximo com o autor, possibilitando conhecer o seu processo criativo e sua história.  Isto interessa  àqueles que já são aficionados em livros mas também gera curiosidade nos que ainda não despertaram para a leitura. A junção de nomes consagrados com os que ainda estão em patamares ainda não tão altos de consagração,mas que já foram reconhecidos pela crítica e por parcela do mercado e do público,  amplia o universo de possibilidades e de visibilidade, oferecendo um cardápio diversificado das produções literárias dos três continentes  nessa nova temporada.

Ao destacar autores e autoras das Américas do Sul, Central e do Norte, mais Portugal e Espanha, e de países africanos de Língua Portuguesa na composição desta edição, o que se quer é privilegiar a literatura dessas regiões, que têm elevado significado para a cultura brasileira, pela história colonial comum e pelas duas línguas que unem as Américas ao continente europeu e africano. O Brasil tem uma histórica relação comercial e cultural que privilegia a estética que vem dos EUA, sem se dar conta da rica produção artística, cultural e literária dos países ibero-americanos e africanos. Os nomes foram selecionados pela experiente curadora Lidia Luther, são escritoras e escritores consagrados e também mais jovens, mas já com reconhecimento fora de seus países de origem. A seleção de um número maior de escritoras não é uma concessão, mas um retrato da atual afirmação das mulheres no campo da literatura, no mercado e na crítica especializada. 

Acompanhe em

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
mercado logo png_edited_edited.png
bottom of page